Movimentos Sociais Anarquistas (anarquismo)
Viemos por meio deste trabalho falar um pouco mais sobre a Anarquia e seus movimentos sociais (mobilizações) em busca da liberdade do todo, que ao contrário do que a sociedade capitalista de hoje pensa, não estão associados somente ao caos e a desordem, mas sim, ambos são um meio das pessoas viverem sem uma hierarquia, ou seja, sem autoridade alguma.
Anarquia
Embora as palavras gregas anarchos e anarchia sejam tidas como significando "sem governo" ou "estando sem governo", anarquismo, pode ser interpretado, em seu significado, simplesmente como "nenhum governo".
Mesmo sendo anti-governo ou anti-estado, anarquismo é primariamente um movimento contra a hierarquia, pois a hierarquia é a estrutura organizacional que incorpora a autoridade.
O anarquismo é uma ideologia política de transformação social, que se expressa através de um modo antiautoritário de reflexão, interpretação e intervenção sobre a realidade em que vivemos. Constitui-se de uma teoria revolucionária que luta contra toda e qualquer forma de exploração e opressão. Tem sua origem histórica nas lutas das classes trabalhadoras ao longo de aproximadamente dois séculos.
Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável, é contrário à existência de governo, polícia, casamento, escola tradicional e qualquer tipo de instituição que envolva relação de autoridade. Defendem também o fim do sistema capitalista, da propriedade privada e do Estado. Defendem uma sociedade baseada na liberdade dos indivíduos, solidariedade (apoio mútuo), coexistência harmoniosa, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma de governo baseada na autogestão.
O anarquismo em si é uma forma de socialismo, surgiu dos movimentos socialistas e trabalhistas em geral, porém, os anarquistas desenvolveram as suas próprias imagens de revolta baseadas naquelas criadas por