ANARQUISMO
Segunda página, ANARQUISMO = Sem governantes/sem poder.
(O anarquismo foi um movimento contemporâneo às teorias socialistas desenvolvidas por Karl Marx e Friedrich Engels.)
Anarquia significa ausência de coerção. A noção equivocada de que anarquia é sinônimo de caos se popularizou entre o fim do século XIX e o início do século XX,através dos meios de comunicação e de propaganda patronais, mantidos por instituições políticas e religiosas.
De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierarquia que não seja livremente aceita e, assim, preconizam os tipos de organizações libertárias baseadas na livre associação. é uma filosofia política que engloba teorias, métodos e ações que objetivam a eliminação total de todas as formas de governo compulsório e de Estado.
-
William Godwin, desenvolveu a primeira expressão do pensamento anarquista moderno.
(O anarquismo desempenhou papéis significativos nos grandes conflitos da primeira metade do século XX.)
Após a Segunda Guerra Mundial, o movimento anarquista deixou de ser um movimento de massas, e perdeu a influência que tinha no movimento operário dos vários países europeus.
-
Anarquismo no Brasil
O anarquismo no Brasil ganhou força com a grande imigração de trabalhadores europeus entre fins do século XIX e início doséculo XX.
No início do século XX, o anarquismo era tendência majoritária entre o operariado, culminando com as grandes greves operárias de 1917, em São Paulo. Durante o mesmo período,escolas modernas foram abertas em várias cidades brasileiras, muitas delas a partir da iniciativa de agremiações operárias de inclinação anarquista.
Durante o Regime Militar (1964-1985), as principais expressões anarquistas no Brasil foram o Centro de Estudos ProfessorJosé Oiticica, no Rio de Janeiro, o Centro de Cultura Social de São Paulo e o Jornal O Protesto no Rio Grande do Sul.
(Os anarquista espalharam em varias partes do