ed.fisica
TacoOrigem: São Paulo (SP)Jeito de brincarPara brincar, é necessário um taco, uma bolinha de tênis e uma base (pode ser uma casinha de madeira ou uma latinha de refrigerante). Duas crianças são os rebatedores, que ficam com o taco de madeira para protegerem a base da dupla de lançadores.O objetivo dos lançadores é derrubar a base com a bolinha ou com chutes. Quando os rebatedores tiram o taco do chão, os lançadores podem chutar a base ou lançar a bola.Se conseguirem quebrar a defesa dos rebatedores e derrubar a base, eles ficam com o taco. Se os rebatedores jogarem a bola longe cinco vezes, eles ganham o jogo e trocam de lugar com os lançadores.O que a brincadeira trabalhaCoordenação motora, socialização, atenção, competitividade.
Amarelinha
Origem: Uberlândia (MG)
Jeito de brincar
Os participantes desenham um diagrama que vai desde o inferno até o céu.
Quem for escolhido para começar o jogo fica no inferno e lança uma pedrinha no número 1.
Depois, tem que pular direto para as casas 2 e 3, com um pé em cada número e seguir assim: com um pé só nos números que estiverem sozinhos ou nos que estão ao lado de um número em que esteja a pedra e com os dois pés nas casas que estão lado a lado.
Quando chegar ao céu, a criança pode pisar com os dois pés. Dali, ela tem que se virar e voltar pulando tudo de novo.
Quando chegar aos números 2 e 3, pega a pedrinha do número 1 e, sem pisar nele, pula com os dois pés de volta ao inferno.
O próximo a jogar lança a pedrinha ao número 2. Pula com um pé só nos números 3 e 4 e segue pulando de acordo com as regras.
Os outros jogadores têm de fazer o mesmo jogando a pedrinha em cada um dos números.
Regras
- Só pode pular com o mesmo pé com que começou o jogo (não vale trocar de pé).
- Não pode apoiar a mão ou o outro pé no chão para pegar a pedrinha.
- Não pode pisar na linha ou fora do quadrado.
- Não pode pisar no quadrado em que estiver a pedrinha.
- Não pode jogar a pedrinha no quadrado