Alguns Conceitos Durkheim e Marx
Consciência Coletiva
Divisão Social do Trabalho
Trabalho
Alienação
Luta de Classes
Fato Social: São sociais da realidade tratadas como objetividade, ou seja, é uma coerção sobre o indivíduo, sendo esta “coisa” independente e exterior ao indivíduo e estabelecida em toda a sociedade. São consideradas maneiras de agir, de pensar e de sentir exterior ao indivíduo.
Proporciona a investigação dos fatos para buscar as verdadeiras leis naturais que regem o funcionamento e a existência destes, pois possuem existência própria e são externas em relação às consciências individuais. Os fatos sociais dariam o tom da ordem social, sendo construídos pela soma das consciências individuais de todos os homens e, ao mesmo tempo, influenciam cada uma.
Podem-se observar as características do fato social que são generalização, que estão presente em quase toda a sociedade; coercitividade fazem parte de um conjunto de normas sociais e que somos pressionados para realizá-los; externalidade por existir antes do indivíduo e ser independente dela. Conclui-se que são elementos próprios da cultura de todos os grupos humanos.
Consciência Coletiva: É a existência de um conjunto de diversas ideias baseada nas leis morais da sociedade, ou seja, a adaptação de socialização que assimilam valores, costumes que definem a maneira de ser e de agir característicos do grupo social a qual pertencem.
Durkheim usa a expressão “consciência coletiva” para expressar essa solidariedade comum que molda as consciências individuais, ou seja, é capaz de coagir ou constranger os indivíduos a se comportarem de acordo com as regras de condutas prevalentes.
Divisão Social do Trabalho:
Solidariedade Mecânica: fazem parte naquelas sociedades ditas como “primitivas”, ou seja, nessas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas ações e valor social, tanto referente às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários do grupo.
Solidariedade