Ciências Sociais
CAMPUS: BRASÍLIA
JOÃO REUBER DA SILVA
C34257-2
SOCIEDADE DE KARL MARX E EMILE DURKHEIM
BRASÍLIA
2014
JOÃO REUBER DA SILVA
C34257-2
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS
SOCIEDADE DE KARL MARX E EMILE DURKHEIM
TRABALHO APRESENTA JUNTO
AO CURSO DE ENFERMAGEM ( 2 ° PERÍODO MANHÃ)
DA UNIVERSIDADE PAULISTA
PROFESSORA: ROBERTA MATOS
BRASÍLIA
2014
TEORIA DE KARL MARX
O alemão Karl Marx foi juntamente com Émile Durkheim e Max Weber quem configurou a Sociologia moderna com seus métodos e objeto próprios.
Marx, assim como os demais fundadores da sociologia, tentou, a partir de sua teoria, entender a sociedade de sua época com base na relação indivíduo e sociedade. O que distingue Karl Marx dos demais clássicos da sociologia, dentre outros fatores, é que este cientista político tenta explicar as relações sociais a partir do fator econômico. Para Marx, as relações de produção determinam as relações sociais, isto é, a sociedade se caracteriza a partir das forças produtivas e das relações de produção. As forças produtivas constituem as condições materiais de produção: máquinas, ferramentas, máquinas, por outro lado, as relações de produção se definiriam como a forma em que a sociedade está organizada, bem como a maneira em que a produção está gerenciada e dividida.
Para Marx a forma de organização de uma sociedade: a religião, a moral, os valores sociais e culturais, a política, dentre outros, estão diretamente ligados ao sistema produtivo e a organização e distribuição da produção. Para este autor os princípios das relações sociais estão fundamentados na produção, portanto, segundo essa concepção não se pode pensar na relação individuo e sociedade separada do fator econômico, pois a estrutura social está estruturada de modo que cada individuo ocupe uma posição social de acordo com a sua