A historia do ensino de historia
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
O Ensino de História na Educação Básica – Alguns Apontamentos
Maria Antônia de Paula Gomes
Atividade final apresentada como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de História, ministrada pelo prof. Dr. Danilo Rabelo.
Goiânia, fevereiro de 2014.
INTRODUÇÃO
A realização do curso Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de História superou as expectativas criadas pela ementa: relacionou o ensino de História aos currículos, às políticas públicas, aos saberes docentes, à produção e uso de materiais didáticos, apresentando propostas de dinâmicas no cotidiano da sala de aula, propiciadas por novas fontes e linguagens diversas.
O acervo bibliográfico riquíssimo e a grande quantidade de pesquisas apresentadas durante o semestre nortearam as discussões e deram a dimensão da importância dessa disciplina na construção da realidade social local e mundial.
A riqueza do material discutido e a complexidade dos temas apresentados durante o período, além da excelência das discussões realizadas, facilitaram a compreensão de muitos assuntos complexos e essenciais a quem trabalha na área.
Entre eles, escolheram-se dois, aqui resenhados.
FONSECA, Thaís Nívia de Lima e. A história do ensino de História: objeto, fontes e historiografia. In: História & ensino de História. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p.15-28.
No primeiro capítulo do livro História e ensino de História, Thaís Nívia de Lima e Fonseca discute o objeto, as fontes e a historiografia sobre a história do ensino de História. Seu ponto de partida é a pressuposição de que nem todo ensino de determinados conjuntos de saberes deve ser compreendido como disciplina. Para ela, a