O ensino de história
O Ensino de História
A história no Brasil e tratado do tema apresentada o percurso da História como disciplina escolar e sua realização como pesquisa até as ultimas décadas do século XX. O ensino da história se inserina problemática da disciplinarização dos conhecimentos vistos então á ser abordado a partir de diversos ângulos, o que vai realizar privilegiando a dimensão histórica .
Á autora do texto define a disciplina escolar a parti de referencia amplo e contemporâneo, deveriam implantarnas escolas a politica educacionais e o pensamento pedagógico como contextos explicativos privilegiados para os conteúdos e os métodos ensinados nas escolas.
Para além dos problemasde consistências entre os referencias teórico-metodológicos e a obra apresentada, os textos que tratam da justaposição ou daoposição entre ensino de História e historiografia muitas vezes produzem um efeito secundário. E o ensino de História acontece na prática, em planos que se articulam mais ou menos a ideários ou ideologias presentes empropostas curriculares ou legislações de diferentes tempos.
Iniciando pela revisão historiográfica do final do século XX sobre o tema como limitada a assimilação desta revisão pelo ensino. Realiza desta um exame das fontes em livros didáticos do século relativos ao tema, evidenciando a permanência das concepções nas obras e na memoria de estudantes.
Todos os três textos tem como base expor a sociedade a importância de se estudar História, a matéria na grade escolar. A História tem como papel central a formação da consciência história dos homens, possibilitando a construção de identidades, a elucidação do vivido o ensino de história no Brasil no atual contexto histórico, é a busca incessante do fim da exclusão.
Os textos visa esclarecer de uma forma clara a inclusão da disciplina de História nas escolas o quanto e importante cada individuam saber do seu passado e origem.
A escola tem sido o lugar de exercício do papel social