O ensino de gramática na escola
Apresentar, uma reflexão a respeito do lugar da gramática no ensino de língua Portuguesa e reconhecer os tipos de gramáticas subjacentes a diferentes atividades linguísticas;
A gramática na escola.
A escola tem papel fundamental no desenvolvimento comunicativo dos alunos, ela mostra ferramentas de aprimoramento, para desenvolvê-lo e agrega-lo, o domínio de elementos da língua portuguesa. Utilizando dessas ferramentas, o aluno passa a está apto para diferenciar gêneros discursivos e tipos textuais, tornando a escola preparatória e criadora de condições para melhor formar aquele aluno a sujeito-cidadão. E, para isso, é inegável que os professores precisam ensinar gramática.
Competência Comunicativa corresponde quando há a comunicação e para que ocorra a comunicação é preciso um conjunto de elementos, regras e convenções. Ou seja, para manter a capacidade e interação social, é preciso compreender textos e seu funcionamento comunicativo. (Nível relevante: pragmático).
Competência linguística ou gramatical refere-se ao conhecimento da gramática de uma língua e seus sistemas de regras interiorizados pelos falantes, que os permiti a produzir e reconhecer sentenças. (Nível relevante: sintático).
De acordo com os PNNs, as escolas devem oferecer condições para o aluno desenvolver seus conhecimentos, sabendo refletir sobre fenômenos da linguagem, combatendo discriminações e preconceitos relativos ao uso da língua.
É importante frisar que A PCNs divide os conteúdos da disciplina de Língua Portuguesa:
-Uso da língua falada e escrita, incorpora práticas de escuta e de leitura e práticas de produções de textos orais e escritos; Exemplos: Gírias, vocabulários do regionalismo...
-Reflexão sobre a língua e a linguagem, envolve práticas de análise linguística em seus diferentes níveis: fonético-fono-lógico, morfológicos, sintático e semântico-pragmático; e planos: lexical, frasal e textual.