O ensino de Ciências e Biologia na contemporaneidade: uma reflexão acerca dos saberes inerentes ao fazer docente
RESUMO
O artigo apresenta algumas reflexões acerca da importância do saber e ação docente para que a aprendizagem ocorra com efetividade. Nesse fazer aborda dois caminhos: o aprender a conviver na dimensão relação horizontal entre professor-aluno e dinamização do ensino a partir da utilização de estratégias de ensino diversificadas de forma a propiciar uma aprendizagem ampla e significativa que contribua de forma efetiva com a formação desse aluno enquanto cidadão contemporâneo.
Palavras-chave: Prática docente. ensino/aprendizagem. relação professor-aluno. estratégias diferenciadas.
INTRODUÇÃO
Tem sido objeto de crescente interesse no meio educacional estudos que apontam caminhos para construção de uma prática pedagógica transformadora. Onde o fazer pedagógico deixe de ser uma mera transmissão mecânica e a escola passe a ser local de diálogo, liberdade de expressão, estímulo a criatividade, e transformação social. O texto buscou tecer algumas reflexões acerca dos conhecimentos inerentes à uma pratica docente que atenda as demandas do contexto educativo atual bem como apontar alguns caminhos que possam tornar a aprendizagem do aluno mais significativa e o fazer pedagógico exitoso. O texto pretende também suscitar no professor leitor uma auto-avaliação da sua prática docente: O meu fazer docente é efetivo? Preciso conhecer mais para melhorar a minha prática? A forma como me relaciono com meus alunos contribui para que a aprendizagem aconteça de forma prazerosa? As aulas que planejo são atraentes?
Acredita-se na adoção de um paradigma educativo onde professor e aluno aprendam a conviver. E, num fazer docente que contemple diversos métodos de ensino e estratégias diferenciadas, onde professores de Ciências e Biologia tenham sempre como ponto de partida uma abordagem do