diversidade
Este trabalho visa analisar alguns temas, como mapa conceitual e tendências pedagógicas, trazendo a importância de cada uma delas pois elas tem o poder de influenciar no currículo escolar.
Sendo o mapa conceitual uma ferramenta didática em representação gráfica da estrutura mental do conhecimento do indivíduo, deve ser estimulado e desenvolvido por professores e alunos.
Assim o mapa conceitual, colabora para que as atividades em sala de aula ocorram de forma organizada e integrada, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento crítico-reflexivo.
Sem deixar de falar da dramatização sobre diversidade; Sendo um dos maiores desafios da educação o reconhecimento e respeito da diversidade, um dos princípios fundamentais na construção de um sistema educacional inclusivo, que possa ser compartilhado por todos, que contemple e respeite as diferenças, construindo para uma escola que assegure igualdade e coletividade.
Onde a obra A diversidade cultural como prática na educação de Fátima e Silva de Freitas, nos fez refletir sobre a diversidade na educação, e principalmente em situações do nosso cotidiano, como a discriminação, exclusão, preconceitos, orientação sexual, em que o “outro” deve ser tratado com igualdade, dignidade, nos orientando sobre leis que foram criadas para a possibilidade de uma sociedade mais solidária e a importância da reflexão desses temas na comunidade escolar.
Ao analisarmos o multiculturalismo e interculturalismo, pudemos voltar ao passado e lembrarmos de lutas e conquistas, de diferentes povos, que por várias vezes foram injustiçados, vítimas de genocídios, tendo seus direitos violados como os índios no processo de colonização das Américas e os povos africanos que foram escravizados, assim a educação multicultural vem a nos ensinar como princípio o respeito e a conviver com as diferenças, compreendendo a importância das conquistas de vários movimentos sociais que vem eliminar qualquer forma de