Professor Educação Básica II
1. PERFIL
O professor de língua portuguesa atua com respeito à variedade linguística própria do aluno, fazendo ampliar a palavra que garante a relação eu outro. Constrói com o aluno, saberes, fazeres e significados, que os levem a compartilhar conhecimentos da língua e da literatura, vivenciar experiências tanto da dimensão social, quanto das singularidades do eu e da convivência, firmada no compromisso da autonomia. Pauta-se na teoria e prática, com intencionalidade na construção dos saberes linguísticos.
2. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
COMPETÊNCIAS
a) Conhecer, compreender e problematizar o fenômeno linguístico e o literário nas dimensões discursiva, semântica, gramatical, textual e pragmática.
HABILIDADES
a.1) Estabelecer relações entre diferentes teorias sobre a linguagem, reconhecendo a pluralidade da natureza, da gênese e da função de formas de expressão verbais e não verbais.
a.2) Reconhecer a língua em sua dimensão histórica, como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais e de experiências humanas manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social, com base na análise de sua constituição e representação simbólica.
COMPETÊNCIAS
b) Construir um olhar dialético, no espaço didático, próprio da estrutura da língua, em instâncias subjetivas e sociais.
HABILIDADES
b.1)Ser capaz de reconhecer, nos vários níveis dos textos escritos e falados, em que se manifesta
(fonética, léxico, morfologia, sintaxe, etc.) as marcas de variação linguística, relativas aos fatores geográficos, históricos, sociológicos e técnicos; às diferenças entre a linguagem oral e a escrita; à seleção de registro em situação interlocutiva (formal, informal).
COMPETÊNCIAS
c) Reconhecer as múltiplas possibilidades de construção de sentidos, tanto por parte do emissor da mensagem como por parte do receptor, em situações de produção e recepção textuais.
HABILIDADES
c.1)Analisar as implicações