O ensino de Biologia
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO
CURSO: CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
PROFESOR: HUGO DA SILVA FLORENTINO
ALUN@: RAQUEL BEZERRA DA SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
A EXPRESSÃO DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE BIOLOGIA NA E.E.E.M. PREFEITO JOAQUIM LACERDA LEITE EM SÃO JOSÉ DE PIRANHAS.
CAJAZEIRAS-PB
AGOSTO-2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO DE BIOLOGIA II
A EXPRESSÃO DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE BIOLOGIA NA E.E.E.M. PREFEITO JOAQUIM LACERDA LEITE EM SÃO JOSÉ DE PIRANHAS.
APORTE TEÓRICO
1 A CONTEXTUALIZAÇÃO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO (PCNEM).
Nas últimas décadas, o ensino de Biologia vem sendo marcado por uma dicotomia, que constitui um desafio para os educadores. Seu conteúdo e sua metodologia no Ensino Médio voltados, quase que exclusivamente, para a preparação do aluno para os exames vestibulares, em detrimento das finalidades atribuídas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9394/96) à última etapa da educação básica. Além disso, temas relativos à área de conhecimento da Biologia vêm sendo mais e mais discutidos pelos meios de comunicação, jornais, revistas, ou pela rede mundial de computadores – internet –, instando o professor a apresentar esses assuntos de maneira a possibilitar que o aluno associe a realidade do desenvolvimento científico atual com os conceitos básicos do pensamento biológico.
Assim, um ensino pautado pela memorização de denominações e conceitos e pela reprodução de regras e processos – como se a natureza e seus fenômenos fossem sempre repetitivos e idênticos- contribui para a descaracterização dessa disciplina enquanto ciência que se preocupa com os diversos aspectos da vida no planeta e com a formação de uma visão do