Ensino de biologia no ensino médio.
602 palavras
3 páginas
INTRODUÇÃO: A Biologia escolar é uma disciplina que, ao longo do tempo, vem sofrendo sérias críticas sobre os métodos de ensino utilizados e a seleção e organização dos conteúdos. Essas críticas, segundo alguns autores, referem-se, sobretudo, a um padrão de ensino descritivo e memorativo, com ênfase no aprendizado de uma grande variedade de conceitos novos e extensa aquisição de vocabulário específico, desvinculados, geralmente, da realidade imediata dos aprendentes. Neste tipo de abordagem os conhecimentos representacionais que os alunos apreendem em seu cotidiano são desprezados em prol de conhecimentos teóricos conceituais sobre o mundo vivo. Assim, no intuito de contribuirmos para um ensino-aprendizagem mais significativo, real e contemporâneo da Biologia escolar na 1ª série do ensino médio, este estudo teve por objetivo avaliar a noção da importância da Biologia para alunos desse nível de ensino, assim como as sugestões metodológicas apresentadas por eles para o desenvolvimento dos conteúdos biológicos em meio escolar, a fim de torná-los mais agradáveis, contextualizados e de fácil compreensão para os alunos.
METODOLOGIA: O estudo foi realizado no ano de 2003, com 25 alunos de uma turma de 1ª série do Ensino Médio do Núcleo Pedagógico Integrado, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, com faixa etária entre 15 e 18 anos, escolhidos intencionalmente. Os dados do estudo foram construídos por meio de uma entrevista, utilizando como instrumento um questionário semi-estruturado, contendo duas indagações: 1) Qual a importância da Biologia para você? e 2) Dê sugestões de como desenvolver os conteúdos a serem estudados na disciplina Biologia. A categorização das respostas foi feita a partir da análise de conteúdo temático, tendo por critério a idéia principal presente no discurso dos sujeitos envolvidos.
RESULTADOS: A partir da análise dos dados sobre a 1ª indagação foi possível evidenciar que para os alunos do Ensino Médio da 1ª