Ensino da biologia
A preocupação nesta apresentação não é a de dissecar os aspectos, as características ou as variações dos métodos de ensino, ou mesmo a sua enumeração, mas a de registrar a finalidade básica dos mesmos: a de proporcionar uma atuação eficiente e eficaz do professor e da Escola, isto é, estabelecer um meio onde existam as condições mínimas para um perfeito entrosamento entre os diversos atores no processo ensino/aprendizagem. De outra forma, para melhor esclarecimento, o objetivo de um método de ensino é o de servir de suporte ao professor, de modo que se crie uma condição favorável ao engrandecimento da aula, pela melhor assimilação do assunto em discussão.
Através da exploração de suas características devem aumentar a procura pelo "saber" e, ao mesmo tempo, reduzir as percepções de medo, medo este, gerado pelas mudanças que este aumento de conhecimento irá proporcionar.
Cada técnica utilizada, em função dos procedimentos a serem explorados, proporciona um estímulo específico ao aluno e exige deste um correspondente comportamento, tudo isto, com a finalidade de facilitar o processo de transmissão de conhecimento, ou mesmo de absorção de novas técnicas ou de um novo posicionamento social.
É possível classificar os métodos possíveis de serem empregados em uma sala de aula, todos eles baseados em teorias e comprovados por pesquisas de campo:
• Método prático, ou "aprender fazendo";
• Método conceitual, ou "aprender a teoria";
• Método simulado, ou "aprender na realidade imitada";
• Método comportamental, ou "aprender por crescimento psicológico".
Pelo método prático o aluno é levado a aprender pela realização da tarefa nas mesmas condições que são encontradas na realidade. A preocupação fundamental do professor, ao adotar tal método, reside em possibilitar que o ambiente onde se realize o