O ensino da matemática através de jogos
sil A diversidade que engloba o ensino e a aprendizagem da matemática foi o que nos motivou a realizar esse trabalho sobre jogos pedagógicos no ensino da matemática para alunos do ensino fundamental. Para que o professor atinja o resultado esperado da aplicação dos jogos é necessário que tenha planejamento e comprometimento, considerando que é uma atividade de suma importância, que embora prazerosa não se limite à apenas uma distração descompromissada, como passatempo, como era visto pelas escolas antigamente, mas sim como uma didática despojada. Através de jogos aplicados em salas de aula, percebe-se que os alunos desenvolvem muito mais seu raciocínio lógico e aumenta a capacidade de resoluções de problemas. O conhecimento matemático é apresentado em diversos livros didáticos de forma bastante isolada, sendo tratado como um conhecimento à parte, sem qualquer relação com outras áreas. D’Ambrosio (2007, P.31) afirma que, “ Do ponto de vista de motivação contextualizada, a matemática que se ensina hoje nas escolas é morta, e poderia ser tratada como um fato histórico. O professor precisa se desprender do comodismo dos livros didáticos e partir em busca de metodologias diferenciadas de ensino.
Sugere-se aplicações de jogos pedagógicos como um ótimo recurso a ser aplicado, o qual poderá produzir resultados satisfatórios no aprendizado da matemática.
Teixeira e Vaz ( 2001, p.6) afirmam que:
Uma das situações mais eficazes para se conseguir o envolvimento das crianças, para se poder apreciá-las mentalmente ligadas e acesas, completamente envolvidas na atividade que realizam, ocorre quando esta atividade é um jogo.
Alguns professores consideram a inclusão de jogos nas aulas , perca de tempo, veem a escola como lugar de trabalho, entendendo como trabalho o ato de aplicar inúmeras folhas de exercícios, sem considerar o interesse e motivação dos alunos por esse tipo de atividade, bem como sua eficácia. Ao