O Ensino da Ginástica Rítmica Esportiva na Cidade de Fortaleza.
A Ginástica Rítmica é um esporte olímpico exclusivamente feminino. É uma modalidade que encanta e impressiona crianças, adolescentes, e até mesmo adultos. As ginastas utilizam em suas coreografias, aparelhos como bola, arco, corda e maças, em perfeita harmonia com o corpo e com a música. Que requer beleza, elasticidade, habilidade, graciosidade, agilidade, expressão artística das suas atletas. E essas qualidades são encontradas mais facilmente nas mulheres, únicas participantes da modalidade.
Há dois tipos de apresentação: a individual e a em conjunto. Na apresentação de conjunto, a série deve ter dois minutos e quinze a dois minutos e trinta segundos. Já no individual, um minuto a menos. Desde a década de 50, quando chegou ao Brasil, a ginástica rítmica cresceu muito no País e, com isso, alcançou importantes resultados, especialmente com as medalhas de ouro da Seleção de Conjunto em quatro edições de Jogos Pan-americanos: Winnipeg 1999, Santo Domingo 2003, Rio de Janeiro 2007 e Guadalajara 2011.
Os aparelhos utilizados:
Corda: o aparelho Corda para GR pode ser de sisal ou sintético, com o comprimento variando de acordo com o tamanho da ginasta. O exercício corporal predominante no aparelho corda é o salto.
Arco: o aparelho Arco para GR mede 80 a 90 cm de diâmetro e pesa no mínimo 300 gms. Não existe um exercício corporal predominante para o aparelho Arco. Deve haver um equilíbrio entre os exercícios apresentados: salto, equilíbrio, pivots, flexibilidade e ondas
Bola: o aparelho Bola para a GR deve ter de 18 a 20 cm de diâmetro externo, pesar 400 gms no mínimo e ser de borracha. O exercício corporal predominante do aparelho Bola é a flexibilidade e ondas.
Maças: o aparelho Maças é composto de duas maças de 40 a 50 cm e ter 150 gms, no mínimo, cada uma. Cada maça deverá ter 3 cm, no máximo, na cabeça e poderá ser de madeira ou material sintético. O exercício corporal predominante do aparelho maças é o equilíbrio.
Fita: o aparelho Fita para a