MEDULA ÓSSEA VERMELHA E AMARELA
DISCIPLINA: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
Professora: Cátia Sueli Fernandes Primon
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
TÍTULO: MEDULA ÓSSEA VERMELHA E AMARELA
Alunos participantes:
Avanilda Maria de Farias RA. 1299741234
Elano Couto Lustosa RA. 6814016119
Maria Naildes de Jesus Silva RA.1299740062
Paulo Henrique Guedes da Silva RA. 7272604513
OSASCO, 2014
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo expor informações a respeito da medula óssea, que se divide em vermelha (responsável pela hematopoese) e a amarela (responsável por armazenar células adiposas), também identificar em quais ossos pode ser localizada a medula óssea, características das células, morfologia e principais funções, a respeito das células-tronco encontradas em organismos adultos e que podem servir para diversos tratamentos.
Descrição quanto a sua morfologia
A morfologia da medula óssea pode ser aplicada para verificar casos de oncohematológicas. A utilização das citoquímicas para classificação das leucemias agudas, e da avaliação do Ferro Medular.
A estrutura da medula óssea em humanos adultos normais consiste de um estroma de tecido conjuntivo, constituído de células reticulares, e fibras que formam o arcabouço que suporta ilhotas ou cordões de células hemopoéticas, associadas a células gordurosas
(adipócitos). Os macrófagos são numerosos e o suprimento sanguíneo, derivado de artérias nutrientes, ramifica-se para formar plexos extensos de sinusóides sanguíneos. Células do sangue recém-formadas penetram esses capilares desde a medula óssea, atingindo veias coletoras. Em recém-nascidos e crianças, as cavidades medulares dos ossos são quase 100% constituídas de medula vermelha, contudo durante a infância, e com o aumento da idade, a medula vermelha vai gradual, porém incompletamente sendo substituída pela medula amarela.
Em adultos, a medula vermelha persiste no esterno, costelas, vértebras, clavículas, escápula, ossos do crânio