hematopoiese
A hematopoese é a produção dos elementos celulares e figurados do tecido sanguíneo. É o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos figurados do sangue (eritrócitos, leucócitos e plaquetas) a partir de um precursor celular comum e indiferenciado conhecido como célula hematopoiética pluripotente ou célula-tronco. A atividade hematopoiética gera mais de nove tipos celulares diferentes, divididos em:
- Linhagem linfóide: Linfócitos T e B, células NK (natural killer) e células dendríticas linfoides.
- Linhagem eritro-mielóide: Macrófagos, eosinófilos, neutrófilos, mastócitos, eritrócitos, entre outros.
O surgimento do tecido sanguíneo está diretamente relacionado com o aparecimento evolutivo do terceiro folheto embrionário, denominado mesoderma. Iniciando então o processo na fase uterina, nos períodos embrionário e fetal, onde se identificam três fases:
Período intrauterino
-Fase mesoblástica: Nas primeiras semanas de gestação (aproximadamente 19° dia), o saco vitelino é o principal local de hematopoiese Portanto a fase mesoblástico inicia-se entre a 3ª e 4ª semana de gestação e, a partir da camada germinativa mesoderma, formam-se as células sanguíneas primitivas - Stem Cell - e originam-se as células endoteliais primitivas que darão origem aos vasos sanguíneos.
- Fase hepato-esplênico: Entre o 3° ao 6° mês o fígado e o baço tornam-se os principais sítio de desenvolvimento das células. O timo e os linfonodos também produzem células sanguíneas nessa fase. Aparecem inicialmente os glóbulos vermelhos, alguns megacariócitos e glóbulos brancos.
-Fase mielóide: Entre o 5º e o 7º mês de gestação a medula óssea assume a produção de células. É o período mielóide, onde encontramos na medula glóbulos brancos, glóbulos vermelhos, plaquetas e seus precursores.
Período extrauterino