hematopoiese
Considerações Gerais
Epidemiologia
IDENTIFICAÇÃO: M.S. – 65 anos, masculino, procedente de São Paulo.
Q.D.: Dor no estômago há meses. Vômitos há 1 mês.
H.P.M.A.: Até há 3 meses nada sentia. Comia de tudo e levava vida normal. Há 3 meses começou a sentir peso no estômago, principalmente após as refeições. Essa dor não tinha irradiação e não melhorava com coisa alguma. Não era muito forte, mas incomodava muito, impedindo-o de alimentar-se. Com o tempo foi perdendo o apetite e comia muito pouco. Há 1 mês começou a ter náuseas e vômitos logo após alimentar-se, vomitando o alimento ingerido. Quando não vomitava logo após alimentar-se, ficava com muito peso e estamento no estômago. Às vezes vomitava 6 – 8 h após alimentar-se e reconhecia o alimento ingerido na refeição anterior ou na véspera. Sente muita fraqueza, emagreceu 15 quilos em 3 meses.
INTERROGATÓRIO COMPLEMENTAR: Sempre teve ótima saúde.
ANTECEDENTES PESSOAIS: n.d.n.
ANTECEDENTES FAMILIARES: n.d.n.
EXAME FÍSICO GERAL: Abatido, emagrecido. Mucosas descoradas ++. Pulso 80. P.A. 120 x 70. Temperatura = 36oC.
TÓRAX: n.d.n.
CORAÇÃO: n.d.n.
ABDOME: palpação do epigástrio, doloroso. Palpa-se uma tumoração do tamanho de um ovo de galinha, dura, dolorosa e móvel com a respiração.
FÍGADO: Palpável a 3 dedos do rebordo, bordo fino, superfície irregular, nodular.
BAÇO: n.d.n.
DISCUSSÃO DO CASO CLÍNICO:
Idade - O paciente se encontra em uma faixa etária propensa a moléstias do envelhecimento tais como doenças crônico-degenerativas e outras doenças de degeneração (Alzheimer, Osteoporose e desgaste das cartilagens interósseas).
Sexo: algumas moléstias afetam mais homens do que mulheres tais como câncer de estômago (2 homens para cada mulher)
A queixa e duração do paciente dão um indício do que investigar. No caso do paciente, dor no estomago há alguns meses nos da indicativo de algumas moléstias do aparelho digestivo, tais como ulcera gástrica. A úlcera gástrica é uma doença que tem varias