Hematopoiese
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DIEGO DIDONE RAMOS
CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS E HISTOLÓGICAS DA HEMATOPOIESE
TOLEDO
2014
CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS E HISTOLÓGICAS DA HEMATOPOIESE
Trabalho apresentado à disciplina de histologia, do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Professor (a): Diego Lacir Froehlich
TOLEDO
2014
1 INTRODUÇÃO
O sangue é um tecido conjuntivo especializado, constituído de elementos figurados – hemácias, leucócitos e plaquetas, suspenso em um componente líquido, conhecido como plasma (GARTNER, 2007, v.3, p.22). O sangue é um tecido vivo que tem como principais funções transportar o oxigênio dos pulmões para o corpo, defender o organismo contra infecções e promover a coagulação. Ele protege o corpo de invasões infecciosas através dos glóbulos brancos. Veremos adiante a formação desta substância tão importante e suas fases.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 HEMATOPOIESE
A Hematopoiese é o processo contínuo e regulado de produção de células do sangue, que envolve renovação, proliferação, diferenciação e maturação celular.
2.1.1 Órgãos onde é realizado o processo de hematopoiese
O fígado funciona temporariamente como órgão hemocitopoético. Outros órgãos em desenvolvimento como baço, timo e linfonodos também contribuem para a hematopoiese, especialmente para produção de linfócitos. Os eritrócitos, granulócitos, linfócitos, monócitos e plaquetas se originam a partir de células tronco da medula óssea vermelha.
2.1.2 Fases hematopoéticas
Considerando as fases de formação de células sangüíneas, a hematopoiese pode ser dividida em fase pré-natal e fase pós-natal. Ambas as fases podem ocorre em órgãos linfóides, no fígado (hematopoiese