O enigma de Kaspar Hauser
O protagonista do filme é Kasper Hauser, um jovem que foi criado por um homem desconhecido sem contato algum com a sociedade ou com o meio exterior, sendo mantido desde seu nascimento até sua adolescência em uma sala. Sem desenvolver fala ou escrita, não conseguia se comunicar até que foram ensinadas a ele algumas palavras. Não sabia andar até seu criador o levar para passear no campo e seu único alimento era pão e água. Não sabia diferenciar sonhos da realidade.
Certo dia foi abandonado em pé em uma praça pública da cidade de Nuremberg, na Alemanha, segurando apenas algumas orações e uma carta, explicando parte de sua história, endereçada a um capitão da cidade. Como não sabia falar, foi impossibilitado de apresentar um depoimento policial e foi preso.
Adapta-se a sociedade com a ajuda da família do guarda do presídio, que o acolhem e tentam ensinar várias coisas, entre elas a fala (onde aprende a falar pausadamente, como uma criança) e a música (onde entende muito melhor o ritmo da música ao invés de sua letra. Nessa mesma família, toma seu primeiro banho e aprende a usar os talheres.
No decorrer da história é apresentado a varias outras coisas, como por exemplo, carne e álcool, os quais rejeita por estar acostumado a comer sempre pão e beber somente água; religião, a qual questiona como Deus pode ter criado tudo a partir do nada.
Após alguns anos de vida, sofre um atentado e morre rodeado por aqueles que lhe foram mais próximos durante sua curta trajetória de vida em sociedade. Após sua morte, ele é levado para autópsia e em seu relatório consta uma anormalidade no cerebelo, o que afetou seu desenvolvimento intelectual. A verdade sobre sua origem e o motivo que levou seu criador ao feito permanecem desconhecidas até os dias de hoje.