O Enigma de Kaspar Hauser
K aspar House, é um jovem que foi excluído sua vida inteira da civilização. Quando sem motivo algum, resolveram solta-lo; a sociedade organizou-se para ajudá-lo, pois quando ele foi solto se necessitava de socialização, ou seja, precisava de ajuda dos demais para aprender coisas simples como FALAR.
A partir do momento que foi solto, pelo seu pai que só o dava comida, começa o processo de socialização, onde necessitava de outros para aprender a falar e andar. Pois nas primeiras cenas do filme mostra que ele so emitia grunidos. Kaspar não passou pelo processo normal (criança, adolescência e adulto)por isso sua socialização foi complicada. Ele não tinha noções básicas, como horário de dormir, higiene. Por isso foi educado com meras crianças.
O comportamento dele era estranho para sociedade alemã. A forma diferente como ele percebia a realidade parecia suficiente para que fosse visto como estranho e diferente naquela sociedade. Por não ter noção da diferença entre a vida humana e a vida de um animal irracional, Kaspar tenta ensinar um gato andar sobre duas patas, imitando o processo o qual foi submetido. No início não sabia andar e acreditava que como conseguiu aprender, ele também poderá ensinar ao gato.
Graças à sua curiosidade infantil e memória notável, Kaspar aprendeu diversos hábitos muito depressa.
Alguns valores comuns também são explorados no filme como: vergonha, medo e noção de perigo. A cena do banho de Kaspar mostra que a família acha que ele não quer se levantar por vergonha, quando na verdade, ele não levanta por ser uma atividade de diciculdade para ele. Ele não sabia o que era o Medo.
Assim, Kaspar passa a questionar valores da sociedade em que se encontra. Para ele é difícil entender o conceito de Deus e o papel da mulher. Mais ao fim do filme, Kaspar tenta entender qual é a função da mulher, mas ninguém consegue responder, nem mesmo uma mulher para quem dirige a pergunta. Além disso, não aceita