O Enigma de Kaspar Hauser
O Enigma de kaspar hauser
CEILÂNDIA-DF
2013
O Enigma de kaspar hauser
Trabalho de Conclusão de disciplina Filosofia do Curso de Pedagogia da Faculdade Projeção.
Ceilândia-DF
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 6
3. CONCLUSÃO 10
3. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 11
r
1. INTRODUÇÃO
Kaspar Hauser tinha apenas 17 anos, quando em maio de 1828 foi abandonado apenas com uma carta dirigida ao capitão da cavalaria da cidade de Nuremberga.
Neste momento Kaspar Hauser é revelado ao mundo que nunca antes vivera, pois ao longo de todo seu passado havia sido criado em cativeiro por um homem, cujo o rosto nunca fora visto e que o mantinha acorrentado e o visitava apenas para lhe fornecer água e pão. Nesse período este era o único contato que o personagem tinha com o que conhecemos como mundo.
Apesar da curiosidade, os habitantes da cidade acreditavam que este ser podia representar perigo à sociedade e trataram de aprisiona-lo, onde iniciou a observação.
Aos poucos Kaspar Hauser começa a ter relações sociais, ainda com bastante dificuldade, aproximava muitas das vezes de crianças, quando não de pequenos animais, como os pássaros.
Quando percebem que Kaspar Hauser não oferece nenhum perigo para sociedade, logo é encaminhado para um circo de atrocidades, onde passa a se apresentar como um dos enigmas universais, juntamente com outras 03 pessoas. Porém Kaspar Hauser e seus colegas acabam fugindo do circo e é encontrado pelo professor Daumer que além de estuda-lo, se dispõe a introduzi-lo na sociedade.
Kaspar Hauser não tem percepção do mundo e começa a ter os primeiros contatos sociais e entendimentos daquele universo que antes desconhecia. Conhece alguns valores e hábitos da sociedade, onde passam a surgir várias dúvidas e interpretações