O Enigma das Cartas
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
O Enigma das Cartas
Brasília
2013
O Enigma das Cartas
Após a morte do pai, Sally, a mãe e o irmão se mudam para outra cidade. Ao chegarem ao novo lar a garota passa apresentar comportamento diferente do habitual, ficando isolada e demonstrando pouca interação com sua mãe e seu irmão.
O comportamento de Sally surgiu a partir do momento em que foi dito a ela que para que algumas situações possam se compreendidas é necessário se manter em silêncio. Diante disso é possível Inferir que ao passar por uma situação de perda como a morte do pai, seu silêncio pode ter relação ao que foi dito a ela e com isso a criança passou a fazer uma tentativa de compreender a situação, usando o comportamento de se isolar e ficar em silêncio como forma compreender a situação vivenciada. É possível dizer ainda que o luto pela perda do pai, algo que foi explicado por meio de uma metáfora, não ficou claro na mente da criança e pode ter sido uma das causas que deram origem ao comportamento. Outra possibilidade para o surgimento do sintoma de Sally também pode ter relação com o disseram a ela sobre a morte, pois segundo o que foi dito, as pessoas não morrem e sim se mudam. Diante da morte do pai e de sua mudança para outra cidade é possível que haja uma relação com os sintomas apresentados por Sally.
O irmão de Sally foi o primeiro a perceber a mudança no comportamento da garota, mas não chegou a comentar com a mãe. Em alguns momentos ele tentava interagir com a Sally, mas ela não o respondia, então ele achava que ela estava o esnobando. Uma cena marcante e que resume bem essa relação entre os irmãos foi o momento em que o irmão de Sally tirou uma das bonecas de Sally do círculo onde elas estavam e Sally começou a gritar só parando quando ele colocou a boneca no lugar em que estava anteriormente.
Diante dos sintomas apresentados