Enigma das cartas AUTISMO
RESENHA
PSICOPATOLOGIA I
ENIGMA DAS CARTAS
Conhecer Sally e ouvi-la é muito importante para sabermos qual sua dificuldade real. Ela estava em situação de luto, “em outro mundo” pois perdeu seu pai, toda a reação de Sally, como o silêncio que apresentava pode ter sido (que acaba afastando a mãe) talvez, a tentativa de lidar com tal situação.
A tentativa do médico de observá-la através da sala do espelho, tentando tratar um sintoma, Sally mostra alguma de suas expressões no momento em que pinta seu corpo, Sally, ali está tentando falar algo, mas não parece ser a mesma língua de quem a rodeia.
Assim, o papel da mãe foi fundamental ao se aproximar da filha, pois também da de cara com seu próprio luto. No momento em que leva as observações sobre a casa de cartas que Sally construiu, o médico a informa de como paciente diagnosticados tem dificuldade em socialização e comunicação. Todo o significado que as cartas trazem, é muito importante para que a família volte a ter um laço mais forte. E com todo seu esforço a Ruth consegue comunicar com Sally, percebemos o vínculo de mãe e filha novamente estabelecido e Sally volta as relações para a realidade.
Em relação ao diagnóstico de autismo alguns podem se apresentar mais fortes e outros menos,levando em conta a facilidade/dificuldade de comunicarem e socializarem. Como disse no início, levar em conta o que Sally é e o que sente é indispensável, tanto para o diagnóstico, quanto, principalmente, ao tratamento, como conseguimos ver com clareza no filme, como a aproximação de mãe e filha facilitou em como lidar com a doença.