O Engenheiro
Engenheiros são indivíduos que combinam conhecimentos da ciência, da matemática e da economia para solucionar problemas técnicos com os quais a sociedade se depara. É o conhecimento prático que distingue os engenheiros dos cientistas, que também são mestres da ciência e da matemática. Essa ênfase na praticidade foi eloquentemente relatada pelo engenheiro A. M. Wellington (1847-1895), que descreveu a engenharia como “a arte de fazer... bem, com um dólar, aquilo que qualquer outro pode fazer com dois”.
Embora os engenheiros devam ser muito conscientes dos custos ao fazer objetos comuns para o mercado consumidor, alguns objetos de engenharia não são regidos estritamente por considerações de custos. O Presidente Kennedy prometeu ao mundo que o programa Apolo colocaria um homem na Lua antes de 1970. A reputação nacional americana estava em jogo, e os Estados Unidos tentavam provar, a União Soviética, seu poder tecnológico no espaço, em vez de no campo de batalhas. Custo era um fator secundário; pousar na Lua era o objetivo principal. Assim, engenheiros podem ser vistos como pessoas que solucionam problemas e reúnem os recursos necessários para alcançar um objetivo técnico claramente definido.
Praticamente todos os objetos feitos pelo homem que você vê a sua volta resultaram do esforço de engenheiros. Pense, por exemplo, sobre tudo o que foi necessário para fazer a cadeira em que você se senta. Seus componentes metálicos vieram de minérios extraídos de minas projetadas por engenheiros de minas. Os minérios foram refinados por engenheiros metalúrgicos em usinas que engenheiros civis e mecânicos ajudaram a construir. Engenheiros mecânicos projetaram os componentes da cadeira, assim como as maquinas em que foram construídos. Os polímeros e tecidos presentes na cadeira foram, provavelmente, obtidos a partir de óleo produzido por engenheiros de petróleo e refinado por engenheiros químicos. A cadeira pronta foi transportada até você em um caminhão projetado