o enfoque da educação ambiental
Magda Agostinetto
Nos últimos anos o Brasil se transformou de país agrário num país urbano, concentrando, 85% da população nas cidades. Isto fez com que as pessoas mudassem seus hábitos, aumentado muito o consumo de produtos industrializados, e consequentemente, passaram a gerar mais resíduos (lixo), os quais são descartados, às vezes de forma incorreta.
A problemática que envolve o gerenciamento adequado de resíduos sólidos, ou a falta deste, poderá acarretar problemas de saúde pública, ambientais e também econômicos.
Com o intuito de preservar o meio ambiente e a qualidade de vida, as bolsista da UERGS, Unidade de Sananduva, estão desenvolvendo Projeto de Extensão no município. Este projeto visa a elaboração e implantação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para o colégio, a partir de um estudo sobre os resíduosgerados nestes locais de ensino até o destino final dos mesmos. Os principais enfoques à questão do gerenciamento de resíduos sólidos dentro de um ambiente escolar são a análise quantitativa e qualitativa do resíduo gerado, a minimização dos mesmos através da implantação do sistema de coleta seletiva e a conscientização da comunidade escolar quanto à redução e destinação final destes resíduos.
O desenvolvimento do projeto iniciou-se a partir de informações obtidas no interior do ambiente escolar, através de visitas técnicas com efetuados registros fotográficos, elaboração e aplicação de um questionário direcionado aos colaboradores que realizam a limpeza deste ambiente e por fim, apresentação de um plano de amostragem, constando a caracterização dos resíduos gerados.
Palavras chaves: resíduos sólidos, educação ambiental e conscientização.