EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ECOPEDAGOGIA: um enfoque transdisciplinar
Eliane Lima Barbosa1 Felipe Ferreira Moreira2 Or. Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo3
Resumo: O presente artigo faz uma abordagem acerca da ecopedagogia em um enfoque transdisciplinar. Nele apresentamos os resultados de uma pesquisa bibliográfica, tendo referência a obra “Pedagogia da Terra” de Moacir Gadotti, publicado em 2000. Conforme proposições feitas durante todo trabalho, percebemos que em decorrência da crise ambiental que se instaurou com o avanço indiscriminado da modernidade insensível à natureza, se faz necessário que as escolas façam uma reorientação curricular visando à promoção de uma consciência planetária.
PALAVRAS-CHAVE: Ecopedagogia, Transdisciplinaridade, Currículo.
INTRODUÇÃO
De acordo com Gadotti (2000) em tempos onde termos como “desenvolvimento sustentável”, “preservação ambiental”, “ecologia”, entre outros, são cotidianamente explorados pela mídia consideramos necessário que educandos e educadores possam vislumbrar uma perspectiva educacional que transcenda o conhecimento opaco sobre a questão ambiental que nos tem sido propagada. Tarefa mais do que imprescindível aos professores, uma vez que, os mesmos deverão construir com os discentes um saber que se encaminhe no sentido do respeito às relações homem-natureza, tão valiosas para o planeta, sobretudo, se considerarmos que a degradação ambiental atinge cada vez mais uma escala local e global em níveis alarmantes.
Neste sentido é indispensável trabalharmos com a transdisciplinaridade, tendo em vista que esta nova maneira de pensar ciência tem por meta unificar e derrubar barreiras que separam as disciplinas, respeitando suas particularidades, mantendo a complexidade do real (GADOTTI, 2000). Seguindo esta concepção poderemos tornar possível uma educação ambiental prática que extrapole o caráter meramente teórico e preso aos muros da escola, tornando-a mais significativa