Turismo no Entre Douro e Minho e Beira Litoral
O Entre Douro e Minho é caracterizado por ter um povoamento disperso, as casas tradicionais desta região são construídas com lousa e xisto. Nesta região predominam os minifúndios fechados por vedações vivas.
Nesta região agrária predominam as culturas temporárias, tais como, o milho seguido da batata e por fim o feijão. Contudo a produção de batata e de algumas leguminosas tem vindo a diminuir devido à diminuição de minifundios, o aumento da procura e da oferta de outros produtos e à inexistência de ajudas comunitárias.
Nesta região encontramos predominantemente explorações por conta própria e que são destinadas à sobrevivência do agricultor (estrutura produtiva física), são parcelas pequenas, de baixa tecnologia (não há maquinização) e há um grande valor afetivo para com a propriedade. A estrutura produtiva social desta região é caraterizada por uma mão-de-obra idosa, mal qualificada e pluriactiva.
No Entre Douro e Minho predominam na produção animal o gado bovino (nomeadamente da raça barrosã que é tradicional da região há mais de dez mil anos).
Nesta região agrária predomina o pinheiro bravo.
No Entre Douro e Minho as principais formas de Turismo Em Espaço Rural são o turismo rural (neste tipo de turismo e nesta região podemos encontrar o Parque Natural do Douro e o Parque Natural da Peneda do Gerês) e o turismo de habitação.
Nesta região há que destacar indústrias importantes como a Agros (produção de leite) e destacam-se o vinho verde, o vinho do Porto e também se destaca a empresa Bacalhôa Vinhos de Portugal.
A Beira Litoral é caracterizada por ter um povoamento disperso,