avestruz
Antes de mais nada é necessário que se entenda o que é educação ambiental, já que as correntes que aqui serão discutidas são nada mais do que diretrizes ou normas por assim dizer que regem o processo de sensibilização do individuo a respeito de sua atitude para com o meio ambiente.
Educação ambiental é condição necessária para modificar um quadro de crescente degradação socioambiental é preciso que a população consiga entender que as suas atitudes refletem diretamente no meio ambiente, nesse processo de compreensão cada uma das correntes existentes definem uma forma de interação da sociedade com o meio ambiente, é possível que cada individuo se enxergue ou melhor enxergue a sua relação com o meio na descrição de uma corrente ou até mesmo em mais de uma delas, pois suas ações e opiniões o iram enquadrar dentro de uma delas.” Então acredita-se que a educação ambiental não é simplesmente uma forma de educação (“uma educação para...”) entre inúmeras outras; não é simplesmente uma “ferramenta” para resolução de problemas ou de gestão de meio ambiente. Trata-se de uma dimensão essencial da educação fundamental que diz respeito a uma esfera de interações que esta na base do desenvolvimento pessoal e social.”
A existência de várias correntes se deve a complexidade da questão ambiental e a mesma “Decorre do fato dela se inscrever na interface da sociedade com seu outro, a natureza. A dificuldade em lidar com essa questão nos marcos do pensamento herdado dominante são evidente: na sociedade ocidental natureza e sociedade são termos que se excluem. As ciências da natureza e da sociedade vivem em dois mundos á parte e, pior, sem se comunicarem.”(GONÇALVES,1987).
Na sequência serão descritas algumas das correntes existentes e pontos característicos das mesmas, a fim de propiciar uma definição da linha seguida por cada uma delas, entre as correntes que tem uma longa tradição em educação ambiental temos:
Corrente naturalista
Esta corrente é