Eletromagnetismo
O eletromagnetismo é o estudo da coexistência da Eletricidade do Magnetismo. Sempre a houver movimento de cargas elétricas o magnetismo estará presente.
1 - MAGNETISMO
Por muitos séculos, sabia-se que certas pedras tinham a capacidade de atrair pequenos pedaços de ferro. A esse fenômeno deu-se o nome de magnetismo. Hoje, sabe-se que estas pedras são de um minério de ferro que tem o nome de magnetita (Fe3O4). As substâncias que apresentam o fenômeno do magnetismo são chamadas ímãs.
Os imãs naturais não apresentam valor prático, pois os ímãs permanentes de formato mais convenientes e mais potentes podem ser produzidos artificialmente, de aços especiais e ligas de ferro, níquel e cobalto.
1.1 - Características dos ímãs
a) Atrair limalhas de ferro com maior concentração nas extremidades, que; são chamados pólos, figura 1.
b) Quando suspendemos pelo meio um ímã reto e bastante leve, verifica-se que ele se orienta na direção norte-sul terrestre. A extremidade que aponta para o norte é chamada de pólo norte, e a outra, para o sul, de pólo sul, figura 2.
c) A experiência mostra que aproximando-se dois pólos norte ou dois pólos sul de quaisquer ímãs, ocorre repulsão entre eles; contudo, aproximando-se um pólo norte de um pólo sul ocorre atração entre eles. Este fenômeno representa a lei fundamental do magnetismo que diz:
Pólos de mesmo nome se repelem e de nomes contrários se atraem.
d) Os pólos magnéticos dos imãs ficam sempre localizados nas extremidades.
Se qualquer ímã for colocado em duas partes, obtêm-se dois novos ímãs e assim por diante. Não existe ímã de um só pólo, figura 4.
Os tipos de ímã mais comuns estão representados na figura 5, (a) e forma de barra, (b) ferradura e (c) agulha da bússola.
1.2 - Lei de COULOMB
O físico COULOMB, ao estudar os fenômenos de atração e repulsão entre os pólos dos ímãs, foi levado a admitir que existe em cada pólo uma certa