geologia
Apenas como exemplos, são citados alguns usos relevantes do estudo da geologia para a engenharia:
A escolha de materiais mais apropriados, isto é, mais baratos, depende do conhecimento de sua disponibilidade na composição da Terra, bem como sua facilidade de extração.
A definição de processos de extração de materiais, como ferro, cobre e outros, depende do conhecimento de como esses minerais ocorrem na natureza.
O uso de rochas como material de construção civil depende do conhecimento de suas propriedades físicas, que dependem diretamente de seu processo de formação.
O projeto de estrutura de qualquer obra civil depende das características do solo e das rochas que o compõem, sendo necessário seu conhecimento para que soluções adequadas sejam adotadas para cada tipo de solo
O projeto e construção de túneis, em especial, depende do conhecimento da estrutura do solo, incluindo sua composição e a existência de fraturas.
O engenheiro civil tem que ter o conhecimento básico da geologia. Adicionalmente, o estudo da Geologia traz também as respostas para muitas curiosidades comuns aos engenheiros, como os mecanismos de ocorrência de vulcões, a origem dos abalos sísmicos, as técnicas usadas para o estudo das camadas mais profundas de solo, o que existe no fundo dos oceanos... e tantas outras que serão respondidas ao longo do curso.
A geologia (do grego geo, terra e logos, estudo) é a ciência que estuda a crosta terrestre, a matéria que a compõe, seu mecanismo de formação, as alterações que está experimentando desde sua origem e a textura e estrutura que sua superfície possui atualmente.
As disciplinas da geologia são:
Cristalografia: é a ciência geológica que se dedica ao estudo