Avestruz
Foto: Luciano Wosiack
O longo pescoço do avestruz, assim como suas longas pernas, tem cor rosada e são desprovidos de plumagens. As fêmeas são menores que os machos, chagando a 2m de altura, sendo que o macho atinge 2,7 de altura. O peso destas aves varia entre 90 e 130 kg. Os machos geralmente pesam mais que as fêmeas, podendo chegar aos 155 kg.
A plumagem dos avestruzes é muito macia e funciona como um isolante térmico. Possuem audição e visão bastante aguçadas podendo prever o perigo à distância. Em cada pata o avestruz tem dois dedos grandes, parecidos com cascos.
A fêmea da espécie apresenta plumagens pretas com a ponta das asas cinza, enquanto o macho possui igualmente as plumagens pretas, mas com a ponta das asas branca. Essa diferenciação externa do sexo de animais da mesma espécie é chamada de dimorfismo sexual, sendo que no caso do avestruz a mudança na cor das plumagens acontece quando a ave atinge um ano e meio de idade.
O sistema digestivo do avestruz é muito parecido com o dos ruminantes. Onívoras, alimentam-se de sementes, frutos, ervas, insetos, répteis, invertebrados e pequenos mamíferos. Eventualmente engolem algumas pedrinhas, pois como não possuem dentes, as pedrinhas, no papo, ajudam a esmagar os alimentos engolidos inteiros. Resistem bastante tempo sem água, somente com a umidade das plantas que come, embora gostem de água.
O avestruz é natural da África, onde vive nas savanas, em áreas de montanhas ou em planícies arenosas, adaptando-se a todas as condições com facilidade. Essa ave não é
migratória. Vivem em bandos que podem ter desde 5 a 50 indivíduos, sendo comum encontrar bandos de avestruzes entre manadas de