A importância da Leitura
Resumo
A leitura é essencial para o aprendizado do aluno, e consequentemente tem implicações na sua formação acadêmica e no seu desempenho como futuro profissional.
Identificar as habilidades e estratégias envolvidas na leitura é decisivo para se realizar um bom trabalho em sala de aula.
O ato de ler e aprender são duas realidades muito próximas.
Introdução
A leitura no âmbito universitário tem sido objeto de estudo realizado por educadores e pesquisadores.
Alunos ingressam no curso superior apresentando grandes dificuldades em relação a leitura.
É preciso oferecer condições para que o aluno tenha oportunidades para sanar suas deficiências e isso depende do professor.
A ação docente deve pautar-se pelos quatro pilares da educação superior contemporânea: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
É preciso desenvolver autonomia nos alunos levando-os a aprender a aprender.
A educação visa a preparar o aluno para a vida sócio-política e cultural, cumprindo seu ideal político que é a emancipação do homem.
O cenário: práticas de leitura na graduação
Não há como um aluno posicionar-se criticamente diante de um texto quando ele sequer compreendeu as idéias apresentadas.O texto do aluno geralmente, revela sua incompreensão e se caracteriza como uma colagem do texto original.
Deve criar situações para despertar a curiosidade, desenvolver a autonomia; deve, enfim, criar as conduções necessárias para a formação de um leitor proficiente.
Leitura: compreensão e criticidade
Os diversos conceitos de leitura existentes podem ser agrupados em duas grandes concepções, geralmente com vistas antagônicas: - A primeira: prioriza o texto, consequentemente, a leitura é vista como produto. Essa posição não considera a importância do leitor e preconiza a noção do texto. - A segunda: prioriza o leitor, ele é visto como fonte de sentidos.