Meio Ambiente
Uma cartografia das correntes em educação ambiental
Diferentes pesquisadores buscam o melhor método para o entendimento e solução de um problema em comum, o ambiental. Essa diversidade de pensamentos resulta em varias "correntes" em educação ambiental que são distintas mas que seguem uma linha de pensamento semelhante. A descrição de uma corrente pode corresponder a outras duas outros distintas. Sao 15 correntes, algumas das primeiras décadas da EA (1970-1980) outras mais recentes com as preocupações atuais.
As correntes mais tradicionais (antigas) são:
- naturalista
- conservacionista/ recursista
- resolutiva
- sistêmica
- cientifica
- humanista
- moral/ ética.
As correntes mais recentes são:
- holística
- biorregionalista
- práxica
- crítica
- feminista
- etnográfica
- da ecoeducação
- da sustentabilidade.
Ambas estão representadas em função dos seguintes parâmetros:
- a concepção dominante do meio ambiente,
- a intenção central da educação ambiental,
- os enfoques privilegiados,
- o(s) exemplo(s) de estratégia(s) ou de modelo(s) que ilustra(m) a corrente.
Corrente naturalista: é centrada na relação com a natureza, cujas proposições reconhecem o valor intrínseco acima e além dos recursos. O objetivo da EA é reconstruir uma ligação entre os seres humanos e a natureza. O enfoque educativo pode ser cognitivo, experiencial, afetivo, espiritual, sensorial, criativo/estético. Essa corrente é certamente, muito antiga e o modelo de intervenção criado pelo norte-americano Steve Van Matre é o modelo típico de proposição da corrente naturalista e defendido por Michael Cohen.
Corrente conservacionista/recursista: Vê uma finalidade de utilidade na natureza, para uso do ser humano. O movimento dos conservacionistas atribui aos recursos naturais o uso racional. Em sua concepção a natureza é lenta e o processo de manejo pode torná-la eficiente, essas idéias foram precursoras do conceito de