Negócios
MSc. Enio Fernandes Rodrigues (UNIP-IFSP-FATEC-ZL); Adriana Maria Vital (FATEC-ZL); MSc.
Alexandre Formigoni (UNIP-FATEC-ZL); Dr. Antonio R. P. L. Albuquerque (UNIP); Dr. Ivan P. de
Arruda Campos (UNIP) e-mails: eniofr@uol.com.br; adriana.logística@ig.com.br;a_formigoni@yahoo.com.br; antonio@albuquerque.pro.br; ipdacamp@uol.com.br RESUMO
O processo logístico é fundamental para que as empresas possam manter-se em condição competitiva no mercado. Dessa forma, a montagem do pedido pode representar um ganho efetivo para as empresas no que tange ao tempo de atendimento dos clientes, manutenção dos fatores qualificadores e na geração de diferenciais competitivos para as organizações. Fatores como custo e nível de serviço podem ser diretamente afetados pela montagem de pedidos, sendo assim, o estudo apresentado visa demosntrar os ganhos que podem ser obtidos com a automação do processo logístico em uma editora de livros em São Paulo.
Palavras-Chave: Automação; Logística; Pedidos.
1. INTRODUÇÃO
A logística que está presente nas organizações tem buscado conferir a competência necessária para manter a competitividade dos cenários organizacionais.
Sistemáticas de trabalho mais ágeis e confiáveis oferecem as empresas a manutenção de seu diferencial competitivo, além de permitir um processo contínuo de aprimoramento e atendimento as expectativas de seus clientes.
O processo logístico está presente em diversas atividades enumeráveis dentro do cotidiano das empresas, porém, algumas devem apresentar o merecido destaque, fruto de sua importância e impacto sobre a satisfação do cliente.
A atividade de processamento de pedidos é tratada como uma destas áreas principais dentro do processo logístico, pois, junto com os sistemas de transporte e a gestão dos estoques representam as atividades denominadas como