O endomarketing e as redes sociais
Faculdade Anhanguera de Valinhos
Curso de Ciência da Computação
Jéssica Oliveira
Larissa Milazzotto de Moraes
O Endomarketing E As Redes Sociais
Prof. Orientador:
Valinhos
2012SUMÁRIO

1. Introdução
O conceito de endomarketing compreende as práticas executadas por uma organização ao considerar seus colaboradores clientes internos, partindo do princípio de que a empresa é capaz de atuar com excelência junto a seus clientes se estiver bem posicionada em relação a seu público interno. Além de estratégia de marketing, é uma estratégia de gestão de pessoas por visar atrair, engajar e reter colaboradores.
Recentemente, o advento das ferramentas de redes sociais sugere novo potencial à temática, na medida em que estas ferramentas viabilizam novas estruturas de comunicação e relacionamentos.
2. Objetivo Geral
Compreender o processo da comunicação interna e cultura organizacional, viabilizando as ações do endomarketing.
2.1 Objetivo Específico
O objetivo deste ensaio teórico é apresentar o endomarketing como uma ferramenta de gestão estratégica de pessoas, caracterizando-o e contextualizando-o em termos de seus paradigmas, e analisar possíveis estratégias de uso das redes sociais em benefício dos programas de endomarketing.
O desafio de incorporar as ferramentas de redes sociais virtuais à vida organizacional nos remete à questão da implantação de uma estratégia efetiva de endomarketing.
O princípio é que atividades sejam conduzidas de forma que o colaborador se envolva profundamente com a organização, tornando-se um facilitador natural da construção de sua reputação.
3. Justificativa
Os princípios de marketing formam a base conceitual sobre a qual se desenvolveria o endomarketing, cuja especificidade é o fato de os colaboradores internos serem os primeiros clientes da organização.
Assim, o endomarketing abrange os processos