Motivação
São vários os conceitos que se aplicam na explicação deste termo, como por exemplo:
1. Um motivo é uma necessidade ou desejo acoplado com a intenção de atingir um objetivo apropriado.
2. A motivação é encarada como uma espécie de força interna que emerge, regula e sustenta todas as nossas ações mais importantes (Vernon, 1973/ p.11).
3. A motivação tem sido entendida ora como um fator psicológico, ou conjunto de fatores, ora como um processo. Existe um consenso generalizado entre os autores quanto à dinâmica desses fatores psicológicos ou do processo, em qualquer atividade humana. Eles levam a uma escola, instigam, fazem iniciar um comportamento direcionado a um objetivo. (Bzunck)
4. Motivação é um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, e é um termo oriundo do latim. É o que faz com que os indivíduos dêem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e muitas vezes, alguns, acabam até mesmo “passando por cima” de outras pessoas.
5. Do latim moveres (over), refere-se à condição do organismo que influencia a direção orientação para um objetivo) do comportamento. O impulso interno que leva a ação. (Wikipédia)
Enfim, motivação é um termo amplamente usado na seara da psicologia, e como forma de aprendizado, é usado em diferentes contextos cm diversos significados.
Motivação é um tópico muito estudado pela psicologia, para saber o que faz com que as pessoas se comportem da maneira que fazem, de onde sai a motivação, e o que ocorre quando as pessoas não são motivadas. A motivação, e a falta dela, são assuntos muito discutidos também nas organizações, o que as empresas podem fazer para tornar seus funcionários motivados.
A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de auto-motivação, ou motivação intrínseca. Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa