Resenha - as tecnologias da inteligência
Podemos dizer que uma parte da evolução de hardware se deu início nas telas dos computadores, pois, durante um bom tempo, essa parte da máquina foi considerada como “periféricos”, ou seja, os “tubos” que conhecemos hoje.
A programação dos computadores funciona de diferentes modos, portanto, pode-se criar programas diferentes para linguagens distintas, teoricamente a maioria das linguagens podem ser usadas para criar qualquer programa.
Os computadores são redes de interfaces abertas a novas conexões, isso mostra que podem de uma hora pra outra transformar seu significado e uso. Essas máquinas são compostas por uma infinidade de dispositivos materiais de camadas de programas, são altamente inteligentes.
O computador transforma totalmente a nossa de maneira de criar e comunicar, como descrito por Steven Johnson, no livro Cultura da Interface (1993). A nova linguagem visual é apenas uma maneira de tornar mais acessível a complexa rede de informações ao nosso alcance.
Johnson (1993) analisa a interface como comandos do computador através dos quais controlamos a informação. Apesar de muitas pessoas se sentirem ameaçadas em frente a tela do computador, devido a artificialidade do meio virtual. Hoje em dia, não podemos imaginar escrever sem ele. A caneta e o papel perderam espaço nesta