Resenha crítica
Baseada no Artigo
Relação entre Processo de Trabalho e Processo Decisório Individuais: uma Análise a partir do Impacto da Tecnologia da Informação Autores
Maria Tereza Flores Pereira
João Luiz Becker
Guilherme Lerch Lunardi
Professor
Henry Julio Kupty
Aluna
Mirian Carvalho dos Santos Ribeiro
São Paulo, 08 de Fevereiro de 2012
A presente resenha analisa os dados obtidos em survey no artigo e se propõe a mostrar o impacto da Tecnologia da Informação – TI sobre o processo de trabalho e o processo decisório individuais de uma organização.
O artigo foi estruturado em dois temas e para analisá-los é necessário dividi-los em dois seguimentos, o primeiro relacionado ao processo de trabalho individual, onde os autores, usando o modelo de Torkzadeh e Doll (1999), fizeram uma síntese a partir da combinação dos elementos produtividade, inovação, controle gerencial e satisfação do cliente; enquanto o segundo tema, processo decisório individual, aborda as fases descritas por Simon (1960) – inteligência, concepção, escolha e implementação.
Para analisar os resultados que se referem aos objetivos deste artigo é necessário dividi-lo em dois seguimentos: o primeiro relacionado aos resultados do tema proposto por Torkzadeh e Doll (1999); e o segundo aos resultados obtidos com a abordagem apresentada sobre o processo decisório. Desta maneira, chegaremos à conclusão sobre o impacto da TI nos processos de trabalho e decisório individuais.
Examinando-se os impactos da TI na produtividade verificamos que o aumento desta variável está relacionado principalmente com a automação que a TI proporciona, pois torna possível a integração de sistemas, sendo desnecessária a digitação das mesmas informações em sistemas diferentes. Isso reduz a possibilidade de erros, gerando um ganho na realização das tarefas em menos tempo e menor necessidade de revisão.
Considerando a variável inovação, verificamos que os investimentos em TI podem resultar no desenvolvimento de