Liderança
O livro “Liderança em Foco”, ( Editora Papirus Sete Mares,2010, 160 páginas), de Eugenio Mussak e Mario Sergio Cortella, orienta para reconhecer uma liderança legítima, entendendo que a liderança é a capacidade de inspirar, motivar e animar as pessoas.
Nesse livro são analisados os principais fatores motivacionais presentes em uma equipe e também há orientações de como unir as pessoas em prol de uma causa comum. A obra é de fácil leitura por estar estruturada em forma de diálogo. Os autores Mussak e Cortella dialogam sobre diversos assuntos, entre eles, a diferença entre chefia e liderança.
Mario Sergio Cortella é mestre e doutor em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também é professor. Eugenio Mussak exerce atividades como conferencista, consultor e professor na área de liderança, mudanças e aprendizagem.
Empresários, professores, estudantes, executivos encontrarão em “Liderança em Foco” uma abordagem prática. Cada autor tem uma visão diferente, mas as visões são complementares. Para Mussak, a liderança é uma escolha que obriga a assumir responsabilidade. Faz parte das relações humanas, pois se lideram pessoas. Existem alguns procedimentos, condutas e estratégias que facilitam uma boa liderança. Por fim, liderança pode ser considerada uma arte. É isso é inegável. Lembrem que arte une o estudo e o talento. Um bom músico precisa treinar, mas também precisa ser talentoso. O mesmo acontece com um bom líder, além das informações, dos estudos que possa realizar, ele terá um estilo, uma forma pessoal de conduzir os liderados, ou seja, liderança é arte.
Mario Sergio Cortella afirma que ser líder não equivale a ser chefe. Podemos ler sobre grandes líderes como Mahatma Gandhi , Martin