Resenha de livro de Pierre Lévy
Faculdade de Comunicação Social
RESENHA DO LIVRO “O QUE É O VIRTUAL”,
DO ESCRITOR FRANCÊS PIERRE LÉVY
Trabalho apresentado à disciplina Teorias da
Comunicação II, ministrada pelo professor Paulo
Roberto Figueira Leal, pelo aluno Rodrigo Galdino.
Juiz de Fora
2006
Resenha de “O que é o Virtual”, de Pierre Lévy
O filósofo francês Pierre Lévy, professor da Universidade de Ottawa, no Canadá, é um dos mais importantes estudiosos dos efeitos das tecnologias de comunicação do mundo contemporâneo. Em seu livro “O que é o Virtual” [ed. 34, 1996], Lévy aborda, de forma bastante abrangente, as conseqüências que a virtualização gera na sociedade moderna.
Através de uma abordagem conceitual, mas ao mesmo tempo contextualizada e reflexiva, o autor desmistifica uma série de convenções, dentre elas o conceito de virtual. Segundo Lévy, virtual não é o contrário de real, mas sim tudo aquilo que tem potencialidade para se concretizar.
Assim, o virtual seria uma potência, um “devir outro do ser humano”.
O autor utiliza-se de exemplificações que vão desde aspectos econômicos, como a virtualização do mercado e da economia, a fenômenos político-sociais, como inteligência coletiva e desterritorialização, para explicar a virtualização, e a sua importância para a sociedade moderna. Para o autor, o fenômeno da virtualização afeta os corpos, a economia, a sensibilidade e a inteligência das pessoas. Prova disso é que, devido às tecnologias de comunicação, o comportamento das civilizações vem sendo modificado, ou seja: está acontecendo uma reconfiguração das civilizações, a partir dos efeitos das tecnologias de comunicação.
No campo da economia, merece destaque a tendência atual do mundo de negócios: com a desterritorialização, o turismo passou a ser um dos ramos mais lucrativos da economia, devido ao constante fluxo de pessoas pelas diferentes regiões do mundo. Segundo Lévy, a era do virtual fez com que a