Tecnologias
Laércio Santos dos Santos
Gisely Santos dos Santos Louzeiro
O corpo textual da resenha abrange os textos: Novas tecnologias & Universidade: da didática tradicionalista à inteligência artificial: desafios e armadilhas de Alvim Antônio de Oliveira Netto; Como Utilizar as tecnologias na escola de José Manuel Moran; e A educação que desejamos novos desafios e como chegar lá, também de José Manuel Moran que tratam de um assunto em comum o uso de tecnologias no sistema educacional.
A educação tem poder eminente no contexto social, e está sentindo o impacto do crescente avanço tecnológico que se insere na sociedade e conseqüentemente nas escolas. As Tecnologias estão sendo usadas como instrumentos de ensino, principalmente em relação a quem administra a educação (gestores escolares), os alunos que vivem no contexto informatizado sentem-se estranhamente excluídos de tecnologias dentro da escola.
O mundo vive um momento tecnológico, onde crianças, adolescentes, idosos, “todos” fazem uso de uma tecnologia, e sempre querem estar atualizado para o que o mercado oferece de mais moderno. Comungávamos ainda na década passada, o uso restrito à internet, na atualidade, em localidades mais distantes, já podemos perceber uma nova realidade.
Podemos perceber que a tecnologia, vem ajudando o homem a se redescobrir, os adultos procuram se modernizar para não ficarem parados no tempo, e percebem que os mais modernos aparelhos vêm se superando de tempo em tempo, e os obsoletos precisam ser de imediato substituído.
A informatização permite um avanço crescente nas áreas educacionais, digita, edita, transforma todo tipo de informação, porém a escola ainda continua muito tradicional, ajudando somente na estrutura escolar na modernização gestacional. O aluno pouco manuseia, ou nem chega a utilizar destas tecnologias.
O educando está apto a aprender, fora da escola o aluno já utiliza desses aparatos, na maioria das