O Efeito das Emoções Positivas.
->Muito se houve falar em matéria de saúde sobre as emoções negativas e seus efeitos.
E as emoções positivas? Quais seus efeitos?
Em estudo, Barbara Fredrickson (The value of positive emotions. American Scientist, 2003) encontrou que as emoções positivas desempenham um importante papel, além do de promover o bem-estar.
Quando nos encontramos em um estado positivo de espírito, nos tornamos mais agradáveis aos olhos do outro, sendo assim, aumentamos a probabilidade de amizade, de amor e das uniões se solidificarem.
Dentre os principais efeitos das emoções positivas, destacam-se em níveis:
◦ Social: Favorecem sentimentos de cooperação, compaixão e empatia. Salvam de comportamentos agressivos.
◦ Cognitivo: Melhoram nossa maneira de pensar e de resolver problemas.
◦ Físico: O cultivo do altruísmo - do amor ao próximo e da gratidão - possui uma resposta a nível fisiológico, inclusive com benefício cardíaco.
Descarte pensamentos negativos, como mágoas, desentendimentos, empreendimentos que falharam, pois esses sentimentos são pesados demais para serem arrastados por uma vida toda. Pratique o bem, coopere, busque entender e se colocar no lugar do outro.
Busque compreender a si mesmo, fale assertivamente quando se sentir agredido de alguma forma. Manter a tranquilidade, compreender o que você pretende transmitir ao outro, falar de maneira e na hora adequadas, assim como saber ouvir, são ótimos elementos para colocar-se perante as dificuldades de relacionamentos.
Pratique a gratidão e o perdão. Saiba agradecer aos outros, até mesmo a si.
Perdoe o outro e saiba perdoar-se também, já que todos nós somos passíveis a erros.
Pratique atividades físicas. O exercício corporal libera no cérebro substâncias que proporcionam sensação de paz e tranqüilidade Essas substâncias são endorfinas, que são os neuromediadores ligados à gênese do bem-estar e do prazer.
Trabalhe sua espiritualidade,