O discurso publicitário
A PERSUASÃO DO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Trabalho apresentado ao Departamento de Comunicação – Publicidade e Propaganda, sob a orientação da Professora Dra. Maria Aparecida Barbosa.
SÃO PAULO - Junho de 2011
Introdução
A publicidade acompanha, de maneira interesseira, a sociedade e suas transformações. Observa de perto cada detalhe para usurpar parcial ou literalmente sua realidade, alocando-a na criação de textos e anúncios publicitários. Isso diminui a distância que o discurso tem com o público e aumenta sua importância na vida das pessoas. Esta dissertação tem como objetivo principal traçar, brevemente, um perfil sobre o discurso publicitário para, através de análises exemplificadas, esclarecer por que ele tem o poder de persuasão sobre a sociedade a qual está inserido.
A breve explanação terá seu enfoque em dois temas condizentes com o escopo do trabalho, a motivação do signo e o processo de transcodificação. Estes são alguns dos essenciais pontos de partida para a análise crítica do discurso publicitário. Um fenômeno tão próprio, que além de suas características e particularidades, utiliza-se de recursos lingüísticos e semiológicos para se tornar irresistível.
Utilizando como base autores exímios no assunto, a abordagem então se sustentará no discurso publicitário, tendo como ráquis, uma linha de raciocínio clara e objetiva. E para que o entendimento das análises seja maior se faz necessário o registro de alguns conceitos, preliminarmente.
Publicidade
O primeiro conceito básico é o de publicidade. Uma mensagem que, empregando recursos lingüísticos e estilísticos de persuasão e sedução, é veiculada nos meios de comunicação, com o intuito de vender um produto ou serviço, para um público-alvo, seja através de apelos racionais ou emocionais. O termo "publicidade" refere-se exclusivamente à propaganda de cunho comercial. É uma comunicação de caráter convincente que