O discurso publicitário
ANALISE DO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Uniesp
São Paulo – 2012
1. Introdução
Este é um estudo feito sobre o discurso publicitário, com o intuito de analisar o gênero, suas construções discursivas, que são sustentadas por ideologias hegemônicas nas praticas socioculturais. Um discurso poderoso da pós-modernidade, que promove uma cultura de consumismo, estilos de ser, e representações identitárias.
2. A Publicidade
2.1 Definição de publicidade
A publicidade é uma mensagem paga veiculada nos meios de comunicação, com o objetivo de vender um produto ou serviço, para o seu publico alvo, utilizando-se de artifícios lingüísticos e estilísticos de ordenação, persuasão e sedução através de apelos racionais ou emocionais. 2.2 A função da publicidade A publicidade tem como função auxiliar nas vendas e divulgação dos produtos, serviços e marcas de uma determinada empresa, instituição, organização e etc. Despertar a curiosidade, fazendo seu publico alvo ter interesse sobre o seguimento de divulgação, agindo através de um processo de persuasivo sobre o comportamento humano, que pode-se chamar de AINDA: Atenção, Interesse, Desejo, Ação. Chamar a atenção do consumidor, de modo que, o primeiro contato não seja descartado, despertando assim o interesse sobre aquele produto, conquistando o desejo de te-lo, levando-o a ação de fazer a compra.
2.3 A publicidade como transformação social
A publicidade hoje, faz parte do cotidiano, em toda a parte existe a publicidade, podendo assim, ser usada como meio de influencia no dia a dia, mexendo com os sentidos. Ela pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal, influenciar e capitalizar de uma tal forma, à tornar um vicio, ou conscientizar de algo, que trará melhorias no cotidiano das pessoas, ou até mesmo, oferecer um determinado segmento de produto, que trará mais conforto e comodidade, mas depende da intencionalidade do anunciante
Com a preocupação