o desenvolvimento psiquico.
Adailton Batista e José Marcolino dos Santos
APARECIMENTO DA CONSCIÊNCIA HUMANA
Arapiraca – AL
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS – UNEAL
CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/FRANCÊS
Adailton Batista e José Marcolino dos Santos
APARECIMENTO DA CONSCIÊNCIA HUMANA
Trabalho apresentado ao Professor Vicente José Barreto Guimarães da disciplina Psicologia da Educação do curso de Letras/Francês, turno noturno.
Arapiraca – AL
2014
INTRODUÇÃO
No decurso da história da sociedade humana, os homens deram existência a milhares de utensílios para atender às suas necessidades. Dessa forma, não só produziram excessivos objetos, mas criaram inúmeras necessidades diferentes. Esse processo foi além das carências biológicas, natural dos animais inferiores, e conseguiu produzir um novo ser humano, movido pela satisfação de suas necessidades. O que separa as atividades do homem das atividades de outros animais é o que queremos discutir no presente trabalho.
Como metodologia, utilizamos o capítulo intitulado “Aparecimento da consciência humana” do livro “O Desenvolvimento do Psiquismo”, do russo Alexei Leontiev, e procuramos enriquecer com algumas pesquisas que realizamos na leitura de trabalhos acadêmicos. Procuramos discutir, principalmente, como o processo de trabalho intervém na sociedade humana, mas a linguagem e a atividade laborativa grupal, também aparecem aqui como tendo papel fundamental na passagem da consciência social para a consciência individual. Por ser o trabalho uma atividade organizada em sociedade, a linguagem torna-se necessidade e condição especial para o desenvolvimento individual e coletivo dos homens. Daí, o homem vai apropriando-se dos significados sociais expressos pela linguagem e dando-lhes um sentido pessoal às suas necessidades, motivos e sentimentos. E através dela, compartilham suas representações, opiniões, técnicas, que transmitem às