Desenvolvimento psiquico
O desenvolvimento portanto é uma equilibração progressiva, uma passagem continua de e um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior.
A forma final de equilíbrio atingida pelo crescimento organico é mais estática que aquela para qual tende o desenvolvimento da mente e sobretudo mais instável de tal modo que que concluída a evolução ascendente, começa, logo em seguida, automaticamente uma evolução regressiva que conduz a velhice.
Pg 12
Ao contrario as funções superiores da inteligência e da afetividade tendem a um equilíbrio móvel isto é quanto mais estáveis mais haverá mobilidade, pois , nas almas sadias o fim do crescimento não determina de modo algum o começo da decadência mas sim autoriza um processo espiritual que nada possui de contraditório com o equilíbrio interior.
Comparando-se a criança ao adulto ora se é sueprendido pela identidade das reações – fala-se então de uma pequena personalidade que sabe bem o quer e age como nós em função de um interesse definido. ... “acriança não ´´e um pequeno adulto”
Em todos os níveis a inteligência procura compreender, explicar etc., só que as funções do interesse da explicação etc. são comuns a todos os estágios, isto é, invariáveis como funções, não é menos verdade que os interesses variam consideravelmente de um nível mental para o outro e que as explicações e que as explicações particulares assumem formas diferentes de acordo com o grau de desenvolvimento intelectual.
Pag 13
Distinguiremos para maior clareza seis estágios ou períodos de desenvolvimento que marcam o aparecimento dessas estruturas sucessivamente construídas. 1° O estagio dos reflexos ou mecanismos hereditários , assim como também as primeiras tendências instintivas (nutrições e das primeiras emoções 2° O estagio dos primeiros hábitos motores e