O Desenvolvimento Infantil E As Teorias De Aquisi O Da Linguagem
A função primordial da linguagem, tanto nas crianças como nos adultos, é a comunicação, o contato social. A partir do século XX, os estudos sobre a aquisição da linguagem estavam baseados em uma visão teórica behaviorista. Assumindo que a aprendizagem de uma língua se dava pela exposição do meio e em decorrência da imitação e do reforço. O ponto de vista teórico behaviorista defende que o ser humano aprende por condicionamento, assim como qualquer animal.
Skinner é o mais famoso psicólogo defensor da hipótese behaviorista. Um dos seus principais preceitos, e que o aprendizado se da através de um processo denominado condicionamento operante. O comportamento verbal para ele se enquadrava na sucessão de mecanismos de estimulo-resposta-reforço: eles explicam o condicionamento que esta na base da estrutura do comportamento. Os estudos de Noam Chomsky impulsionaram os trabalhos em aquisição da linguagem, com base na posição assumida de que a linguagem é inata. Para Chomsky a mente deve ser estudada assim como se estuda o corpo humano, cada parte do cérebro tem sua função, portanto, existe uma responsável pela linguagem. Uma das associações ao chamado interacionismo apoia-se na teoria piagetiana e ressalta as relações entre o desenvolvimento da linguagem e o desenvolvimento cognitivo geral. Vygotsky sempre considerou o homem inserido na sociedade e, desta forma sua abordagem foi orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano com ênfase da dimensão sócia histórica e na interação do sujeito com o outro no espaço social. Vygotsky apresenta uma argumentação elaborada, demostrando que a linguagem é um processo pessoal ao mesmo tempo em que é um processo social. .
Behaviorismo: A teoria ambientalista, também chamada behaviorista ou comportamentalista, atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas, privilegiando a experiência como fonte de