Blender001
6786 palavras
28 páginas
1. IntroduçãoBem-vindo ao Blender! A documentação Blender consiste de muitas partes: este manual do usuário, um guia de referência, tutoriais, fóruns e muitos outros recursos da web. A primeira parte deste manual irá guiá-lo através da instalação do Blender.
O Blender tem uma interface poderosa, altamente otimizada para a produção de gráficos 3D. O grande número de botões e menus pode ser um pouco intimidante no início, mas não se preocupe. Depois de um pouco de prática torna-se familiar e intuitivo.
É altamente recomendado que você leia nossa seção sobre a interface cuidadosamente para se familiarizar com a interface e com as convenções utilizadas na documentação.
O que é o Blender?
O Blender foi concebido em dezembro de 1993 e tornou-se um produto utilizável em agosto de 1994 como uma aplicação integrada que permite a criação de uma gama diversificada de conteúdos 2D e 3D. O
Blender fornece um amplo espectro de modelagem, texturização, iluminação, animação e funcionalidade de pós-processamento de vídeo em um único pacote. Através de sua arquitetura aberta, o Blender fornece interoperabilidade entre plataformas, extensibilidade, incrivelmente compacto, e um fluxo de trabalho totalmente integrado. O Blender é um dos mais populares aplicativos gráficos Open Source 3D no mundo.
Destinado a profissionais e artistas de todo o mundo da mídia, o Blender pode ser usado para criar visualizações 3D e imagens estáticas, bem como vídeos de radiodifusão e com qualidade de cinema, enquanto a incorporação de um motor 3D em tempo real permite a criação de conteúdo interativo 3D para reprodução de jogos ou vídeos independentes.
Originalmente desenvolvido pela empresa 'Not a Number' (NaN), o Blender tem continuado como
"software livre", com o código fonte disponível sob a licença GNU GPL. A Blender Foundation na Holanda coordena o seu desenvolvimento contínuo.
Entre 2008 e 2010, peças-chave do Blender foram reescritas para melhorar suas funções, fluxo de trabalho e interface. O